segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cloud Computing

    Cloud Computing seria a mais nova revolução tecnologica. todas as pessoas podendo ter acesso a internet e principais softers (como Windows, office, e-mail, google.....etc).
- as desvantagens seria a desconfiança quanto a sua segurança, pois nessa nuvem seriam processados e armazenados todas as informações e dados de todos os usuários, talves tornando o acesso mais inseguro.
    Porém a principal desvantagem seria que esse "grande servidor" seria quase identico ao VPS ou Virtual Private Server (em português alguns chamavam de servidor virtual),  sem diferença nenhuma. Isso vem da virtualização (ou mais precisamente para virtualização), um vps é um grande servidor dedicado que roda várias máquinas virtuais que são alugadas para os clientes. Só isso.
    A porém a grande diferença entre ambos seria o modelo de negocios: cloud computing é cobrado por hora, enquanto VPS é cobrado por mês. Uma novidade inserida pelo cloud é o provisionamento rápido e a api para integração, mas ambos os recursos são possíveis em VPS.
    O  cloud computing seria um monte de servidores rodando máquinas virtuais e um sistema que gerencia em qual servidor físico colocar cada máquina virtual para aproveitar bem todas as máquinas físicas.
    O primeiro fator que o cloud deixa a desejar é quando há uma grande necessidade de I/O, um volume grande de leitura/escrita em disco. Como se está em uma máquina virtual, a taxa de leitura/escrita da máquina física é dividida entre todas as máquinas virtuais. Então mesmo que a máquina física tenha vários discos em RAID 10 ou RAID 5, não será possível conseguir uma alta taxa. porém com os benchmarks em sua maior parte das vezes os valores vistos na máquina virtual não são reais, são os valores da máquina física, ou seja a soma do uso de todas as máquinas virtuais, e não o que a sua máquina virtual está usando. 
    Um outro ponto em que o cloud computing deixa a desejar são aplicações que usem um grande volume de memória ram. Existe um barramento chamado FSB (front side bus) que determina a frequência (e a velocidade) de transferência de dados do processador para o northbridge. Por exemplo: um processador e placa-mãe que funcionem com um FSB de 8 bytes de largura (64 bits) a uma frequência de 1066 MHz e com 4 transferências por ciclo, teriam um limite teórico de 34.112 MB. Esse seria o valor máximo de dados que pode trafegar do processador para a memória por segundo. Numa máquina virtual estamos dividindo essa taxa com todas as outras máquinas virtuais do servidor físico, e se tivermos algum vizinho usando bastante ram isso pode incomodar. mas essas diferenças aparecem de fato quando utilizamos grandes recursos.

Pesquisado e postado por Luis Felipe dos Santos Hora

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