domingo, 25 de setembro de 2011

Ainda não estamos livres do MS-DOS

    Se você já é usuário de micros há muitos anos, provavelmente sabe utilizar bem os comandos do MS-DOS. Talvez você se sinta até um pouco triste com a extinção do MS-DOS decretada pelo Windows 95. Por outro lado, se você usa PCs há pouco tempo, é possível que conheça muito mais o Windows 3.1 e o Windows 95 que o próprio MS-DOS. Teoricamente o Windows 95 veio para tornar o uso do PC mais fácil, sem que o usuário precise memorizar e digitar comandos. Imagine a simples operação de cópia de um arquivo de uma pasta para outra. É muito mais fácil ver um arquivo de uma pasta representado na tela por uma pequena figura (ícone) e arrastá-lo para outra pasta, ao invés de usar comandos do MS-DOS como COPY C:\RELAT\OUT96 D:\BACKUP.
    Muitos usuários ainda precisarão usar o MS-DOS por muito tempo. Este é por exemplo o caso de usuários de computadores com configurações modestas que não podem executar o Windows 95, como os velhos micros XT e 286. PCs baseados no microprocessador 386 podem executar o Windows 95, mas com limitações em termos de velocidade. Estes praticamente não têm escolha, e forçosamente estarão utilizando o MS-DOS. Existem ainda aqueles usuários que, mesmo com micros mais potentes, ainda são obrigados a usar a dupla MS-DOS / Windows 3.1. São por exemplo, usuários de micros de empresas que já possuem diversos sistemas implantados e ainda não fizeram um esforço para migrar para o Windows 95. Todos esses usuários ainda estão envolvidos com o MS-DOS, mas a princípio não têm razão alguma para estar lendo este livro.
Neste capítulo, queremos nos dirigir a usuários de micros com o Windows 95, mas que ainda precisam usar programas do MS-DOS. Podemos dividir esses usuários em duas categorias:
  • Usuários de jogos
  • Usuários de aplicativos antigos feitos para o MS-DOS

    Realmente, a maioria dos jogos, mesmo os mais sofisticados e mais modernos, são feitos para serem executados sob o MS-DOS. A razão disso é que no ambiente MS-DOS, os jogos podem fazer acesso direto à memória de vídeo, sem ter que obedecer convenções do sistema operacional, e desta forma permitem animações muito mais rápidas, o que é indispensável para os jogos de ação. Com a implantação de novas tecnologias, como as placas SVGA tridimensionais e drivers de vídeo chamados Direct Draw (que permite que programas do Windows também façam acesso direto à memória de vídeo), teremos jogos de ação próprios para o Windows 95. A própria Microsoft está fazendo esforços no sentido de lançar jogos para o Windows 95 (como o MS Fury), além de dar suporte a produtoras de jogos para que façam o mesmo. Mesmo com todos esses esforços, mais de 90% dos jogos existentes ainda são executados em ambiente MS-DOS.
Para não dizer que o MS-DOS dentro do Windows 95 é usado apenas para jogos, devemos lembrar que muitas empresas desenvolveram (ou contrataram outras empresas para tal) sistemas para uso interno que são executados em ambiente MS-DOS. Tratam-se de programas específicos, feitos sob medida para a empresa. Não é possível encontrar programas semelhantes à venda, em versões para Windows 95, e por isso, as empresas precisam desenvolver (ou contratar os serviços para tal) essas novas versões. Devido ao custo de desenvolvimento e implantação desses programas, muitas empresas optam por continuar utilizando as versões antigas, principalmente quando funcionam bem.
    Este capítulo destina-se ao fornecimento de informações que permitam usar, da forma mais eficiente possível, programas para MS-DOS a partir do Windows 95.

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