segunda-feira, 17 de outubro de 2011







Gerenciamento de processo

    Modulo do SO responsavel pela supervisao e execução dos programas, alocando-lhes os recursos necessarios atravs do administrador conveniente, e controlando a utilizacao da UCP pelos diversos processos.
    Tarefas incluem:
  • Algoritmos e estruturas de dados para implementar processos e abstraçoes de recursos;
  • Escalonamento de processos;
  • Sincronizaçao de processos;
  • Estrategia para tratamento de bloqueios perpetuos (deadlocks);
  • Parte dos mecanismos de proteçao e seguranca.
Processos
    Processo é um programa em execucao.
    Um processo possui:
  1. Seçao de texto (codigo);
  2.  Contador de instruçoes; 
  3. Pilha; 
  4. Seçao de dados.
Processo é diferente de Programa: um programa pode ser repetidamente
executado gerando varios processos.


Gerenciamento de memória

    A maioria dos computadores trabalha com o conceito de hierarquia de memória, possuindo uma pequena quantidade de memória cache, muito rápida, uma quantidade de memória principal (RAM) e uma quantidade muito grande de memória de armazenamento em disco (HD), considerada lenta. O problema básico para o gerenciamento de memória é que os programas atuais são muito grandes para rodarem, completamente, na memória cache. O gerenciador de memória deve ser capaz de controlar que parte da memória está em uso (e quais não estão), alocar memória para processos quando eles necessitam e desalocar quando eles terminam e, principalmente, gerenciar a troca entre a memória principal e o disco, quando a memória principal é muito pequena para armazenar todos os processos.
Sistemas de um arquivo.
 
    Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados. 
    No mundo Windows, temos apenas três sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS. O FAT16 é o mais antigo, usado desde os tempos do MS-DOS, enquanto o NTFS é o mais complexo e atual. Apesar disso, temos uma variedade muito grande de sistemas de arquivos diferentes no Linux (e outros sistemas Unix), que incluem o EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros. Para quem usa apenas o Windows, estes sistemas podem parecer exóticos, mas eles são velhos conhecidos de quem trabalha com servidores, já que neles o Linux é que é o sistema mais popular

Fontes: http://www.hardware.com.br/termos/sistema-de-arquivos
Entrada e Saída de Dados


    Os dispositivos de E/S (Entrada e Saída) servem basicamente para a comunicação do computador com o meio externo. Eles provêem o modo pelo qual as informações são transferidas de fora para dentro da máquina, e vice-versa, além de compatibilizar esta transferência através do equilíbrio de velocidade entre os meios diferentes. Entre estes componentes podemos mencionar o teclado, o vídeo e a impressora.

Fonte: http://aulainformaticabasica.blogspot.com/2007/12/unidades-de-entrada-e-sada-de-dados.html

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