Trinta anos atrás, em 27 de julho de 1981, a Microsoft comprou os direitos para QDOS (Sistema Operacional Quick and Dirty) de Seattle Computer Products (SCP) por US $ 25.000. QDOS, também conhecido como 86-DOS, foi projetado pelo SCP para ser executado no processador Intel 8086, e foi originalmente jogado juntos em apenas dois meses para um lançamento 0,1 em 1980. Enquanto isso, a IBM tinha planejado alimentar seu próximo computador pessoal com um processador Intel 8086 compatível com versão do CP / M, que foi o sistema operacional padrão para o Intel 8080 e outras arquiteturas de 8-bit, no momento, mas um acordo não poderia ser golpeado com CP / developer M, Investigação Digital. IBM então se aproximou de Microsoft , que já tinha alguns anos de experiência sob o seu cinto com M-DOS , BASIC, e outras ferramentas importantes - e como você provavelmente pode dizer da paisagem do mundo da informática hoje, a parceria IBM / Microsoft funcionou muito bem, de fato.
IBM lançou seu computador pessoal em agosto de 1981 rodando a versão 1.14 do QDOS SCP - mas poucos meses depois Microsoft produziu MS-DOS 1.24, que depois se tornou o padrão de sistema operacional IBM PC. Em março de 1983, o MS-DOS 2.0 eo IBM PC / XT foram liberados. O resto, como dizem, é história. MS-DOS 3.0 em 1984 (juntamente com o IBM PC / AT), e MS-DOS 4.0 com um mouse-powered menu-driven, interface chegou em 1989. É em torno desse ponto que o sistema operacional da IBM PC, PC-DOS, começaram a divergir a partir do MS-DOS - e, claro, vem de 1990, a Microsoft lançou o Windows 3.0, o que mudaria o foco da Microsoft para sempre. É também nessa época que os desenvolvedores começam a sentir o aperto do limite de memória 640KB convencionais impostas pelas especificações de hardware do IBM original.
MS-DOS 2.0 em 5 1 / 4 "disquetes - do site da Ty Hobbies
Ainda assim, venha 1991, MS-DOS 5.0 foi lançado (juntamente com o muito amado QBASIC ), e MS-DOS 6.0 com muito difamado- DoubleSpace ferramenta de compressão de disco apareceu em 1993. Por esta fase, IBM, Digital Research (DR-DOS), e Microsoft estavam todos ultrapassando uns aos outros com números de versão e características diferentes. A IBM lançou o PC-DOS 6.1 e MS seguido rapidamente com MS-DOS 6.2. A IBM lançou o PC-DOS 6.3 - Novell e superou todos eles, liberando Novell DOS 7.0. Em 1995, no entanto, o Windows 95 com um pilar de MS-DOS 7.0 e seu sistema de arquivos FAT32 novo foi lançado, ea história do DOS se aproxima do fim. Cada outra versão do DOS foi rapidamente esmagado fora da existência de Windows 95, e não seria até o final dos anos 90 eo surgimento da Bolha Ponto Com que outro sistema operacional de linha de comando seria novamente ascensão para a proeminência em forma de Linux.
Pesquisado por Bruna Prado.
Fonte: http://www.extremetech.com/computing/91202-ms-dos-is-30-years-old-today
Nenhum comentário:
Postar um comentário